5 distúrbios que prejudicam o aprendizado de crianças

Você conhece alguma criança que tem dificuldade para aprender a ler, fazer operações matemáticas, expressar corretamente às palavras quando fala ou que não consegue manter a atenção durante a realização de uma tarefa?

Você percebe que, apesar dos seus esforços, ensinar algo novo é sempre uma muito difícil para a criança aprender?

Se sua resposta for sim para uma dessas perguntas continue lendo este artigo porque a culpa desse problema pode não ser sua, nem da criança e nem mesmo do método de ensino.

Há 5 distúrbios silenciosos que afetam milhares de crianças e podem ser superados, com o método certo.

Ao corrigir esses problemas a criança ou o adolescente tende a melhorar o rendimento escolar e desenvolver mais rapidamente a capacidade de aprendizado.

Os vilões, bastante comuns, responsáveis por causar essa dificuldade de aprendizagem são:

01 – Dislexia

Quando a criança não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.

É um distúrbio genético e neurobiológico que independe de preguiça, falta de atenção ou má alfabetização.

Por que trata-se de uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita.

 

02 – Disgrafia

Dificuldade na escrita.

 

03 – Discalculia

Dificuldade de aprender tudo o que está relacionado a números como operações matemáticas, dificuldade de entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências, classificar números.

 

04 – Dislalia

Distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronunciação, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas.

 

05 – Disortografia

Dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, é um transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia.

O desenvolvimento de estratégias que auxiliem a criança ou o adolescente no aprimoramento da leitura e na compreensão das relações entre a escrita e o som das palavras é um dos primeiros passos para corrigir esses distúrbios.

COMO RESOLVER?
Se você tem dúvidas ou não tem certeza sobre os motivos que estão atrapalhado a aprendizagem da criança ou de alguns dos seus alunos, se você for professor ou professora, a nossa recomendação é procurar a ajuda de um Psicopedagogo, o mais rápido possível, porque distúrbios são casos clínicos e não pedagógicos.

O Psicopedagogo vai analisar as causas do problema e se constatar a existência de algum dos Distúrbios de Aprendizagem que citamos acima será planejado um tratamento de acordo com as necessidades da criança.

A família também receberá instruções sobre como pode apoiar a criança entre uma sessão e outra.

Problemas de aprendizagem, quando não tratados, impactam negativamente no convívio social da criança e pode fazer com que o adolescente perca muitas oportunidades.

 

Ligar
Agende pelo WhatsApp