
Você conhece alguma criança que tem dificuldade para aprender a ler, fazer operações matemáticas, expressar corretamente às palavras quando fala ou que não consegue manter a atenção durante a realização de uma tarefa?
Você percebe que, apesar dos seus esforços, ensinar algo novo é sempre uma muito difícil para a criança aprender?
Se sua resposta for sim para uma dessas perguntas continue lendo este artigo porque a culpa desse problema pode não ser sua, nem da criança e nem mesmo do método de ensino.
Há 5 distúrbios silenciosos que afetam milhares de crianças e podem ser superados, com o método certo.
Ao corrigir esses problemas a criança ou o adolescente tende a melhorar o rendimento escolar e desenvolver mais rapidamente a capacidade de aprendizado.
Os vilões, bastante comuns, responsáveis por causar essa dificuldade de aprendizagem são:
01 – Dislexia
Quando a criança não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.
É um distúrbio genético e neurobiológico que independe de preguiça, falta de atenção ou má alfabetização.
Por que trata-se de uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita.
02 – Disgrafia
Dificuldade na escrita.
03 – Discalculia
Dificuldade de aprender tudo o que está relacionado a números como operações matemáticas, dificuldade de entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências, classificar números.
04 – Dislalia
Distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronunciação, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas.
05 – Disortografia
Dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, é um transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia.
O desenvolvimento de estratégias que auxiliem a criança ou o adolescente no aprimoramento da leitura e na compreensão das relações entre a escrita e o som das palavras é um dos primeiros passos para corrigir esses distúrbios.

O Psicopedagogo vai analisar as causas do problema e se constatar a existência de algum dos Distúrbios de Aprendizagem que citamos acima será planejado um tratamento de acordo com as necessidades da criança.
A família também receberá instruções sobre como pode apoiar a criança entre uma sessão e outra.
Problemas de aprendizagem, quando não tratados, impactam negativamente no convívio social da criança e pode fazer com que o adolescente perca muitas oportunidades.